quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Deus Ex Human Revolution



Deus Ex Human Revolution tem lugar em 2027, alguns anos antes da história do jogo original. Aqui é contada a história de Adam Jensen, um ex-SWAT a trabalhar como chefe de segurança para a Sarif Industries, uma empresa de construção e implementação de próteses humanas melhoradas, conhecidas como Augmentations.
Tudo decorria dentro da normalidade de uma empresa deste género, até ao dia em que o interesse amoroso de Adam, a doutora Megan, descobre algo que pode mudar a evolução humana para sempre, 

isto origina um ataque às instalações por um grupo de soldados especiais que colocam Jensen às portas da morte e colocam em cheque a nova descoberta.


Inanimado e sem voz sobre o seu destino, Sarif ordena que o corpo de Adam sofra melhoramentos através da instauração de um grande número de Augmentations, transformando-o num humano com enormes capacidades de físicas e psicológicas, encarregado agora de descobrir o rasto dos invasores enquanto descobre pelo caminho que existe algo mais escondido “atrás da cortina”.


Mas esta história é apenas a ponta do iceberg, apesar de ter este enredo como motor de jogo,Deus Ex Human Revolution cruza intriga, conspiração e questões éticas de forma brilhante.
Em 2027, o tema “Human Augmentation” assume proporções épicas, criando um movimento terrorista contra esta corrente. Isto levanta as tais questões morais e éticas que enumerei no início desta análise, questões altamente pertinentes, especialmente numa altura em que a ciência e a tecnologia procuram corrigir cada vez mais falhas ou problemas humanos.

Claro que aqui tudo é elevado a grandes extremos, levando a questão de racismo entre humanos não melhorados e os
Augmented a novos horizontes além da raça, mas é apenas mais uma questão que dá que pensar e confere a esta trama ainda mais conteúdo e profundidade.

Como tal, este é um jogo onde cada pessoa tem a sua opinião e a sua palavra, e sendo um rebento da série Deus Ex, a escolha é algo de extrema importância.
Cada acção que fazem, cada escolha que tomam, acaba por alterar de forma subtil ou drástica a história do jogo. Como exemplo, na primeira missão podem salvar ou não um grupo de reféns, matar o chefe dos sequestradores ou deixa-lo fugir, entre outras opções. As vossas decisões reflectem-se daí em diante na maioria das personagens, e o que é bom para alguns, nem sempre é positivo para outros.



De forma a poder interagir com as pessoas e tomar as decisões, existe um sistema de diálogo ao estilo de Mass Effect, que permite questionar as personagens, tomar posições, entre outras. Por vezes, estas interacções não oferecem mais do que informação sobre o mundo do jogo ou dados sobre as missões, mas no caso acima mencionado, cada pergunta ou resposta é vital, e altera o desfecho dos acontecimentos de forma abrupta ou inesperada.

Embora 
Mass Effect seja a maior referência no estilo de causa/efeito através de diálogos, o jogo onde tinha visto os diálogos mais abruptos e inesperados foi em Alpha Protocol, agora o pódio passou para Deus Ex Human Revolution.



No seu âmago,Deus Ex Human Revolution é um FPS, onde a visão está normalmente presa na primeira pessoa, seja em combate, exploração ou interacções sociais. Vocês vêem sempre aquilo que Jensen está a ver, o que até ajuda a aumentar a imersão no universo do jogo.
A visibilidade na primeira pessoa não interfere de alguma forma, ou limita, todas as potencialidades de Deus Ex, pois tudo acontece de forma natural e fluída, quer estejam a visitar as instalações da Sarif Industries, deambular pelas ruas de Detroit, ou infiltrar um armazém.



A visão de Adam é complementada por algumas indicações que mostram a sua vida, a qual regenera ao longo do tempo caso sejam atacados, a barra de baterias com as quais podem usar ataques físicos ou as habilidades especiais, o radar onde surgem os inimigos, e por fim, a arma escolhida e as granadas. Além disto, os implantes de Adam pintam o mundo em tons de amarelo, cada objecto que encontram pelo caminho e com o qual podem interagir, sejam caixas, cacifos, portas, entre outros. Porém, caso queiram uma jogabilidade mais exigente, podem sempre desligar esta função nas opções.


A sua pontuação e de 95 "Excelente".




Sem comentários:

Enviar um comentário